sexta-feira, 22 de junho de 2012

Caridade.


Qual o verdadeiro sentido de "fazer caridade", você sabe? No meu ver, tem muita gente equivocada em relação a isso. Veja se você concorda!
Você resolve fazer uma arrumação no seu armário que está uma verdadeira desordem, tira muitas roupas da gaveta que não usa há muito tempo, nem cabe mais em você, tem aquelas outras que você separou pra levar a costureira, mas nunca levou e agora resolveu se desfazer por que não se usa mais. No cabide você acha aqueles jeans surrados todo poido que você não suporta nem olhar, passando para os  calçados, nossa! Quanta coisa você não quer mais, não sabe nem por que guardou. Aquele tênis (que um dia foi branco) mas agora está tão encardido que parece marrom e aquele sapato que soltou o solado mas que você não teve coragem de se desfazer e guardou.Ah! Ainda tem aqueles pares de havaianas que as tiras foram arrebentando e você foi jogando lá pro fundo do armário e nem sabe porque.
Bem, acabou a arrumação, agora você tem na sua frente dois sacos daqueles grandes cheios de roupas e calçados e um grande dilema. O que fazer com essas tralhas? Ai você lembra daquela instituição beneficente que fica perto da sua casa e resolve doar, vai ate´o portão e pede pra alguma criança que esteja brincado na rua que entregue por que você não tem tempo, está muito ocupado.
Você acha que fez alguma caridade para alguém?Se você só arrumou um depósito para os seus lixos, nem entregar você foi para não perder seu valioso tempo.
Você tem orgulho em dizer que dá um cheque para ajudar uma Ong, se acha a pessoa mais caridosa do mundo, mas se um vizinho te pede um dinheiro emprestado para comprar um alimento, porque está desempregado, você tem a "cara de pau"de dizer que não tem, que a situação está difícil. Você nem se quer nem oferece um quilo de qualquer coisa, e se alguém bater a sua porta em um horário não muito propício, pedindo para você levar um parente ao hospital você manda dizer que está dormindo e sugere que a pessoa diga para o inconveniente que chame a SAMU.
Estes são só alguns exemplos, existem dezenas de situações semelhantes que mostram claramente o engano das pessoas em relação a caridade.
Caridade no meu ver, vem seguida de amor, compaixão e solidariedade, você tem que ajudar os seu próximo sem distinção, tem que se compadecer verdadeiramente com sua dor e tem que ser solidário independente de qualquer coisa.
Ser caridoso é se doar, se dividir "em alguns casos" o pouco que tem sem esperar retorno, não se pode ser solidário esperando retorno, não se pode ser solidário esperando recompensa e nem achar que a pessoa que você ajudou, seja de que maneira for, vai te dever favores para o resto da vida,também não precisa sair contando para todo o mundo o que fez só para mostrar que uma pessoa muito boa. Faça o  que tiver que ser feito com o coração faça por você, é maravilhoso sentir que ajudou alguém.Muitas vezes, o que fazemos nem custou nada, mas para a pessoa que foi beneficiada com nossos atos foi de grande valia. 
Ver a felicidade nos olhos das pessoas, ver o sorriso nos lábios, receber um forte abraço ou um simples obrigado carregado de emoção.
Não tem preço. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário