sábado, 26 de maio de 2012

Consequências


Quando em nossa vida deparamos com certas situações difíceis, a nossa reação imediata é de revolta, nos achamos os mais injustiçados da face da terra e logo questionamos: "-Por que Deus deixou isso acontecer comigo ?" Ou então :"- Por que Deus fez isso comigo?" Ou :"-Não mereço isso, sou uma pessoa tão boa!"
A melhor pergunta a ser feita é :-"O que eu fiz para merecer isso ?" 
Acredito que na vida nada acontece em vão, tudo tem um por que, para cada ação há uma reação isto é inevitável. Não podemos colocar asinhas de anjo e fujir da nossas responsabilidades, vamos parar com este hábito covarde de culpar Deus por tudo, Ele é o único que não tem culpa nenhuma, muito pelo contrário, é Ele que nos direciona, azar o nosso que não seguimos o caminho correto.
Também é Ele que nos dá forças para aguentar o baque causado pelos nosso erros. Deus nos deu a vida e co m ela o livre arbítrio, isto quer dizer que escolhemos nosso destino. Escolhas certas ou erradas terão suas devidas consequências.
Não vou falar de escolhas certas, porque com certeza as consequências são boas e ninguém tem do que reclamar, muitas vezes nem nos damos ao trabalho de agradecer, que por sinal é uma falha imperdoável.
Ao longo de nossa vida cometemos pequenas falhas que passam despercebidas, ou melhor por serem pequenas não damos importância. Só que cometemos. Quem de nós não faz uma fofoquinha básica, quem nunca fez um comentário mal intencionado, quem nunca julgou alguém ou fez uma grosseria a troco de nada... e quem nunca manifestou qualquer tipo de preconceito?
Cometemos injustiças quase que diariamente e não estamos  preparados para o retorno. As nossas ações são como bumerangues, vão e voltam.
Se cometêssemos somente essas pequenas falhas as consequências seriam mais leves, só que não é bem assim, somos seres humanos completamente imperfeitos, estamos aqui nos esforçando para acertar e as vezes tomamos caminhos que nos leva a seguir na contra mão, não erramos conscientemente ( na maioria das vezes ) estamos sempre procurando a tão falada felicidade, por conta dessa procura muitas vezes deixamos rastros que não se apagam com um simples pedido de desculpa ou até mesmo com um sincero arrependimento.
O que está feito não tem volta.
Quando prejudicamos as pessoas não paramos para olhar o quanto mal fizemos, se precisa de ajuda, se está sofrendo. Seguimos em frente sem nem olhar para traz, cada um que se vire com suas dores e resolva seus problemas. Muitas vezes ainda culpamos o infeliz por causa dos nossos erros.
Isso que estou me referindo cabe a todas as situações, não pensem vocês que só machucamos as pessoas afetivamente, muito longe disso, conseguimos prejudicar pessoas que nem temos grande intimidade, para isso basta não ter ética, agir de má fé, querendo levar vantagem em tudo. O que nos falta é aprender a respeitar nosso semelhante.
Se apesar de você ter agido mal, ter prejudicado alguém, anda conseguiu se dar bem, não se iluda que mais na frente você colherá o plantou, pode demorar o tempo suficiente para você esquecer mas nada passa impunemente, fatalmente você sofrerá as consequências.

sábado, 19 de maio de 2012

Celular
Você é ou conhece alguém que tenha vicio de celular?
Eu conheço, e que inferno!!
O celular foi inventado com a intenção de aproximar e facilitar a vida das pessoas, no começo era usado mais contidamente, as tarifas eram caras isso fazia com que as pessoas pensassem duas vezes antes de ficarem batendo papo via celular. Ai vieram os tais bônus, se ligar para o celular da mesma operadora tem bônus de centavos de minutos, não bastando isso inventaram os tais torpedos que inferno duplo!!! Seria, ou melhor é muito bom para quem não se deixa viciar, e usa educadamente, mas para os viciados, se tornou algo desagradável! As pessoas perderam a noção e em muitos casos a educação; Não sei se já aconteceu de você estar conversando com alguém, as vezes até um assunto importante, e o celular da criatura tocar, ela pega, identifica e atende, do outro lado alguém pergunta se ela pode falar e ela diz que sim, pede para você esperar e vai se afastando, você fica ali parado com cara de idiota vendo a criatura se acabar em gargalhadas, você fica inquieto sem saber oque fazer se olhar na direção dela vai parecer que está tentando ouvir a conversa então você olha para um lado, para o outro, disfarça e nada, já sem nenhuma paciência, irritado, você resolve ir embora, aí é outro transtorno, você olha para a criatura e começa a fazer mímicas para não atrapalhar a conversa e ela começa a fazer gestos com as mãos pedindo para você esperar depois de longos minutos para você é claro.A criatura desliga e vem com a maior cara de pau demonstrando uma falsa contrariedade e anda chama a outra de faladeira vê se pode!!!
A culpa pelo transtorno não é de quem ligou, e sim de quem atendeu, pois poderia ter dito:-"Não posso atender agora, estou ocupado, te ligo mais tarde!"
Este é só um dos exemplos de falta de respeito e educação que as pessoas estão cometendo com as outras por não saber usar o celular adequadamente.
Agora vem os torpedos, você pagando cinquenta centavos pode enviar torpedos o dia inteiro, que maravilha! Então porque você resolve envia-los na hora que está na companhia de outras pessoas?
Não é difícil de se ver entre amigos reunidos para conversar, um que não larga o celular é o "figurante" ele está ali mas não participa, fica o tempo todo com a atenção voltada para o celular que de minuto à minuto faz aquele barulhinho chato avisando que chegou nova mensagem, o figurante ler e responde, e assim fica sem dar a mínima para os que estão ao seu lado, e não adianta você reclamar, porque ele disfarça, diz que está participando da conversa, até olha pra você mas continua  a fazer figuração.
Sei que não tem maldade nas atitudes de vocês, mas prestem bem atenção, as pessoas que estão ao seu lado tentando dividir com você um pouco de seus preciosos minutos merecem seu respeito , afinal de contas se estão contigo fazendo parte de uma reunião é porque são seus amigos ou no mínimo te querem bem, então retribua, valorize-os deixe para conversar via torpedo mais tarde, tendo certeza que as pessoas que estão torpedeando com você vai entender,pois, se f izessem com ela o que você está fazendo com seus amigos é logico que ela não vai gostar.

domingo, 13 de maio de 2012

Lamentar, porque?


Porque temos a mania de ver sempre o lado negativo das situações?
Todos nós tenos amigos ou parentes que são verdadeiros baús  de reclamações. Basta encontra-los  e fazer a pergunta chave: "- Como você está?" Pronto, esta é senha que abre o baú, daí em diante é só reclamação, torna-se insuportável manter um dialogo, não adianta mudar de assunto, falar de coisas  boas, por que a criatura nem dá atenção, ela quer é reclamar, faz questão de os colocar a par de todas as suas dores,tristezas e derrotas não adianta tentar coloca-las pra cima, ela não aceita, o que ela quer é ser vista como vítima, pobre coitada, a mais infeliz da face da terra. Isso é muito triste!!!
Você já parou para se analisar? 
Será que você é assim?
Se é trate de mudar, ninguém aguenta ficar muito tempo ao lado de uma pessoa que só vive de b aixo astral, reclamando de tudo e de todos, é desagradável!
Não quero dizer com isso que você tenha que passar por todas as situações ruins sozinho,claro que não, é sempre bom desabafar ou melhor, é necessário se não você explode.
Você sabia que uma das "funções" do amigo é ouvir? Pois então use-a! Procure um amigo conte-lhe  todas as suas derrotas, peça colo, chore bastante... Escute o que ele tem a dizer que no final você estará sentindo-se bem melhor, nem ser necessário abrir sua vida para pessoas que não estão nem ai para ela, que ainda vão te julgar e o pior, vão te achar muito chata.
Guarde bem o que tenho pra te dizer, somos movidos a energia, boas ou ruins.
Só depende de nós a escolha. quando ficamos lamentando o tempo todo, reclamando da vida, baixamos nossas energias e dificultamos a recarga de forças, forças essas que nos é fundamental para alcançarmos o equilíbrio.Problemas todos temos, seja de qualquer espécie, o que faz a diferença  é o jeito com que lidamos com ele. Não podemos abater, lembrem-se do jogo do contente.
A vida é o bem mais precioso que temos, por isso temos que valoriza-la, não podemos perder tempo com choradeiras. Se olharmos para o lado vamos ver pessoas em situações piores que a nossa e mesmo assim, mantendo um lindo sorriso no rosto.
é fundamental para o nosso bem estar mantermos o otimismo, o pensamento positivo nos ajuda a encarar as situações com mais clareza e nos abre um leque de possibilidades, basta que enxerguemos a vida com os olhos do coração é infalível. Só ele se enternece com o sorriso de uma criança, com o desabrochar de uma flor, com o por do sol, com o canto de um pássaro, com o carinho de um animalzinho, enfim com tudo de mais maravilhoso que Deus nos presenteia. E nós egoístas idiotamente presos aos nossos problemas não conseguimos enxergar.
Vamos concentrar  todas as nossas expectativas no bem, vamos ver todas as nossas dificuldades com aprendizado para o  crescimento e passar por elas de cabeça erguida sem lamentações, temos potencial para isso. Somos fortes, o que nos falta é alto confiança e acreditar que nunca estamos sós. Deus não nos abandona nunca.

domingo, 6 de maio de 2012

Como é a sua construção?

Vejo nossa passagem aqui na terra como uma construção, quando chegamos aqui recebemos um terreno "nosso corpo" com ele toda responsabilidade e autonomia para iniciar a construção. Através dos nossos sentimentos e condutas que definiremos o tipo de construção que realizaremos. Parece fácil mas não é.
Muitos de nós recebemos um terreno danificado " que é o meu caso " consequência de uma outra construção mal feita. Se este também for o seu caso, fique tranquilo, aproveite este novo terreno e apesar de todas as dificuldades que encontrar pelo caminho realize uma bela construção.
Quando iniciamos nossa construção ainda muito pequenos, contamos com ajuda quase sempre de nossos familiares e parentes, são eles que nos auxiliam na escolha dos materias para a construção do alicerce. Para uma construção ser bem sucedida depende da firmeza do alicerce, é o que chamamos de raizes. Mas chega um momento em nossa vida independente de querermos ou não que chamamos para nós a responsabilidade, é a partir desse momento que vai ser avaliada nossa construção.
Temos a nosso favor o fato de podermos demolir e reconstruir dezenas, centenas de vezes ao longo da vida, claro que teremos que arcar com as consequências. Mas valerá a pena se no final de nosso prazo apresentarmos uma bela construção.
Há pessoas que concentram todas as energias em acumular bens materias, fazem do capitalismo o alicerce de suas construções sem levar em conta os  bens mais preciosos e essenciais para qualquer ser humano. Os bens espirituais.
Quantos amontoam milhões nos bancos mas são miseráveis de entendimento e sentimento. Há pessoas que ainda acreditam poder comprar um lugar no céu.
Em nome do capitalismo pessoas matam, roubam e praticam todas as formas de desrespeito, não importa quem é atingido o que interessa é se dar bem. Há outras que aceitam todo tipo de humilhação chegam a perder a dignidade se vendendo só para fazer parte de uma realidade que não é a delas, que triste!! Vivem na ilusão!
São muitas as construções mal feitas infelizmente. Nós seres humanos precisamos com a máxima urgência nos conscientizar de que depende de nós a grandiosidade de nossa construção. A planta nos é oferecida antes mesmo de nascermos e o material podemos adquirir gratuitamente, as vezes pagamos por ele mas quando isso acontece é sempre por nossa culpa. Escolhas erradas, condutas erradas e etc... Vocês devem estar perguntando " que material é este?" E eu respondo: São vários, o principal é a fé em Deus "independente da religião " ele nos sustenta. Um alicerce constuido na fé nos dá força e capacidade para levarmos adiante nossa construção. Aí vem o amor,o respeito, a caridade, a dedicação, a lealdade, a humildade, a honestidade, a sinceridade e a bandade não necessariamente nessa ordem o que importa é praticar tudo isso no decorrer de nossa vida com toda pureza da alma. Custei muito para entender isto, mas agora tenho plena consciência. Eu já demoli e reconstrui dezenas de vezes não me envergonho de diver, muito pelo contrário, quando tomo consciência dos meus erros mudo minha postura e tento fazer melhor.
Somos imperfeitos mas temos a obrigação de tentar incansavelmente o mais perto possivel da perfeição .
Sei que no meu caso ainda falta muito mas não desisto. Em quanto houver vida terei a oportunidade de rever minha construção e tentar melhora-la sempre.