sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Dores da alma
Desde que nos entendemos por gente passamos por muitos momentos ruins, causadores de muitas tristezas, lágrimas e dores. Momentos esses que achamos nunca conseguir superar, só que somos fortes e de uma maneira ou de outra passamos por eles com o coração aliviado e nos sentindo mais amadurecidos seguimos em frente "prontos para outra".
O que não sabemos "só iremos saber bem mais na frente" é que nesse processo de superação, transferimos o resumo desses sofrimentos para um lugarzinho bem escondidinho dentro do nosso cérebro e deixamos lá armazenados.
Seguimos nossa vida normalmente, tudo aquilo que passou não nos incomoda mais, temos a ilusão de que está tudo esquecido e superado, mas infelizmente isto não é verdade, a única coisa que conseguimos foi uma trégua que termina no primeiro sinal de sofrimento.
Quando estamos tristes por algum motivo ou as vezes nem sabemos porque, sentimos muita angústia, ficamos totalmente fragilizados sem entender porque. Você já se sentiu assim? Pois bem, é neste momento que vamos perceber que não nos livramos de nenhuma de nossas dores, do nada o nosso cérebro traiçoeiramente começa a enviar lembranças de nossas tristezas passadas em forma de "flash". Como disse anteriormente, o nosso cérebro armazena "resumos" então lembramos basicamente do que nos machucou, como por exemplo: Se há uma discussão e nela recebemos uma ofensa. Nesses "flashs" lembramos só da dor causada por ela,ou se somos humilhados,menosprezados... Enfim, o que nos volta são as dores.
O que chamo de dores da alma, são esses acúmulos de dores que somos obrigados a suportar de uma só vez.
Não sei porque isso acontece e nem como evitar, a única coisa que sei é que não é justo,  primeiro somos enganados pelo tempo, ele nos faz acreditar que é capaz de nos fazer esquecer de tudo, e não faz!Ele só nos anestesia, e depois somos enganados por nós mesmos quando achamos que já sofremos o bastante e conseguimos dar a volta por cima, que tolice! Cheguei a conclusão que não somos capazes de esquecer, por mais incrível que pareça conseguimos perdoar, mas não esquecer.
Queria muito uma fórmula,ou melhor, um manual para desativar essa máquina do tempo que é plantada em nosso cérebro como objetivo único de não nos deixar esquecer de quem ou o que nos fez sofrer, é desnecessário. Já que não temos,só nos resta ter consciência de que precisamos ser fortes o bastante para mandar essas dores fantasmas de volta para o esconderijo e não deixar que elas nos enfraqueça.
As dores da alma é a ponte quenos leva a depressão, não podemos facilitar, vamos manter boas vibrações e pensamentos elevados. Se entregar jamais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário