Não espere demais das pessoas
Aprendi algumas coisas nesta vida e uma delas é não esperar de mais das pessoas.
Quando conhecemos alguém criamos expectativas e quanto maior o envolvimento, mais esperarmos.Mesmo não admitindo é inevitável.
Digo quando conhecemos alguém, mas não é bem assim, esperamos demais de todos que nos cercam sejam amigos, parentes, familiares, amores. Somos tão carentes que cobramos até dos nossos animais de estimação a preferência.
A nossa relação com as pessoas se torna complicada e as vezes até dolorida. Digo isso com toda propriedade, pois uma das principais causas dos meus sofrimentos foram decepções por esperar atos e atitudes de pessoas que me são queridas, coisas simples como um abraço, num momento difícil, um sorriso de incentivo, um pouco de paciência quando eu estava em crise, compreensão e consideração todas as vezes que me senti perdida. É muito triste quando esticamos a mão e encontramos um vazio, se sentir completamente só, estando acompanhado.
Costumo dizer que só quem pode nos ferir é quem nos é muito próximo, por que é deles que esperamos as melhores atitudes e por serem pessoas queridas, não construímos barreiras de proteção, sendo assim ficamos completamente vulneráveis,mas nem sempre eles estão prontos a nos dar ou até mesmo não tem para nos dar o que tanto necessitamos. Exibimos demais, não só delas, exigimos de nós mesmos. Nem sempre há reciprocidade na entrega, e quando há, não quer dizer que seja na mesma intensidade cada um só dá o que tem.
Quando fazemos alguma coisa por alguém, temos que fazer de coração com muita dedicação e boa vontade sem esperar nada em troca, não podemos achar que a pessoa beneficiada pelos nossos atos deva alguma coisa ou tenha que mostrar gratidão pelo resto da vida, temos que agir de acordo com o nosso coração. O bem feito tem que ser visto como satisfação pessoal, é gratificante saber que tivemos participação na realização do sonho de alguém, que com um simples ato ou palavra fizemos a diferença. A partir do momento que começamos a ver as coisas por este ângulo ficaremos felizes sem precisar do reconhecimento de ninguém.
Somos criaturas únicas, cada uma com sua maneira de ser. Não adianta exigir comportamentos "que achamos certo" das pessoas, por que nem sempre elas pensam como nós para elas não ha nada de errado em seu comportamento.
Têm pessoas que não sabem pedir desculpas, por mais que tenham consciência de que erraram, não tem a humildade de admitir, então elas usam outros meios de se retratar, como por exemplo tentar te agradar, te presentear é o jeito delas mostrar arrependimento.
Outras não sabem pedir favores, falam como se estivessem dando ordens e não se dão ao trabalho de agradecer. Acredito que elas devam achar que temos obrigação pelo fato de sermos amigos.
Ainda tem aqueles que sabem ouvir, elas nos procuram sempre para desabafar e nós as escutamos, mas quando é a nossa vez tudo muda de figura, não dá certo por que elas te interrompem o tempo todo para te mostrar que os problemas delas são piores que o nosso e ainda dizem que estamos reclamando de barriga cheia. É mole!! O que podemos dizer a uma criatura dessa!? Acredito que não seja de propósito, é o jeito dela. Estes são alguns exemplos de pessoas que convivemos, aí eu pergunto: Fazer o que com elas? Temos que aceita-las como são, não podemos simplesmente ignora-las, muitas fazem parte do nosso convívio. O que temos que fazer é não esperar o que elas não tem pra nos dar assim vai ficar mais fácil, vamos nos focar nas coisas boas que elas têm a nos oferecer, até mesmo por que nós também não somos nenhum exemplo de perfeição e com certeza já falhamos inúmeras vezes com elas, e logicamente, elas também têm suas queixas a nosso respeito.